Nossa História

O começo

Em 2020, um grupo de famílias católicas se uniu a partir de uma preocupação em comum: como garantir que os nossos filhos tenham uma boa educação sem deixar de lado a fé católica em tudo o que é ensinado?

Ao longo dos anos, essas famílias vinham estudando sobre a fé católica, sobre os problemas da educação moderna e sobre a excelência da educação católica de outrora. Conscientes dos graves problemas atuais em razão do fortalecimento das ideias relativistas, do antropocentrismo e do materialismo, não se viu outro possibilidade senão de tomar a frente de um projeto de escola ideal para essas crianças, cujas as almas são o maior dom a ser cultivado.

A associação

Uma dessas famílias, que já possuía vínculo com a Obra Kolping em Assis, apresentou às demais essa instituição católica, sugerindo a possibilidade de que formássemos também uma Comunidade Kolping em Londrina para fortalecer o projeto da escola.

Em 1º de maio de 2021, trinta famílias se uniram para fundar a Comunidade Kolping São José Operário, cuja fundação jurídica se realizou em 7 de novembro de 2021. Atualmente são 80 membros empenhados em fazer frutificar cada vez mais a nossa escola.

Com a associação formada, iniciamos um projeto educativo em 2022 chamado Academia de Artes Liberais, com o suporte financeiro da Obra Kolping da Alemanha.

A Academia de Artes Liberais

Antes de começar prontamente a escola, optamos colocar em prática um projeto de atividades em contraturno escolar, já dentro dos moldes da nossa proposta de ensino: a Educação Clássica.

A partir de abril de 2022 a Academia de Artes Liberais passou a ofertar aulas de gramática, canto coral, música, matemática, lógica, astronomia, educação física e inglês. O projeto funciona no Centro Catequético da Paróquia N. Sra. Rainha dos Apóstolos e atende crianças a partir de 4 anos, se estendendo também aos adultos com aulas de latim.