Prezados Pais e Alunos,

Apresentamos-lhes nossas Normas de Convivência e de Funcionamento.Esta publicação foi elaborada com o objetivo de oferecer um facilitador para nossa convivência diária, consolidando esta importante parceria.

Transparência, otimismo, afetividade, firmeza são requisitos indispensáveis para o avanço das potencialidades do aluno na construção de uma educação cidadã, por isso, recomendamos a leitura atenta deste documento, a fim de que as diretrizes funcionais da nossa escola sejam conhecidas e exercitadas.

Atenciosamente,

A DIRETORIA.

06h55 – Entrada dos Alunos
07h00 às 12h00
Unidade Kolping – Ribeira do Pombal.

12h55 – Entrada dos Alunos
13h00 às 18h00
Unidade Kolping – Cipó.

2.1- O aluno deverá estar em sala de sala as 06h55 (Unidade Kolping Ribeira do Pombal.) e 12h55 (Unidade Kolping Cipó). Após o sinal 7:00 – Pombal, 13:00 – Cipó, favor dirigir-se a sala de aula.

2.2- O aluno que, eventualmente, chegar atrasado para a primeira aula, será encaminhado à administração, para registro de atraso e será verificado quantas “ocorrências de entrada autorizadas” possui na unidade. Os pais serão informados da ocorrência e sempre serão alertados de que a tolerância é de apenas três entradas “especialmente autorizadas” por unidade.

2.3- O aluno que exceder o limite de três “entradas especialmente autorizadas”, perderá o direito de participar das atividades do período, se acontecer outro atraso dentro da unidade. Os pais serão avisados da ocorrência.

2.4- Casos especiais de atraso serão avaliados pela administração e ou coordenação.

2.5- Os sinais que não determinam intervalo para o lanche orientam apenas o término e início das atividades, devendo o aluno permanecer nas imediações de sua sala. Após o professor não será permitida mais a entrada do aluno

2.6- Durante a aula não é permitida a saída do aluno da sala para ir à secretaria, à biblioteca, tomar água, para a realização de ligações telefônicas (inclusive de celulares).
Caso isto ocorra, o aluno perderá o acesso à sala de aula e será encaminhado à administração.

2.7- O aluno não poderá assistir aula em outra sala que não seja a do seu grupo.

2.8- Não é permitida a saída do aluno da escola antes do término do período, salvo com autorização dos pais e da administração.

2.9- A ausência do aluno na escola após o intervalo será considerada falta grave. A ocorrência será imediatamente informada aos pais e sua entrada no dia subseqüente estará condicionada a presença dos pais ou responsável na escola.

3.1- O uniforme consta de camisa padrão, com Marca do Colégio – (cujo comprimento deve ser abaixo do cós da calça), calça ou bermuda jeans em qualquer tom de azul e tênis.

Para as aulas de educação física uso da camisa e bermuda padrão do Colégio. Uniforme é registro aos dias em que a aula de educação física ocorre.

3.2- O uniforme é de uso obrigatório em todas as atividades que ocorram na escola. Principalmente nos sábados de avaliações.

3.3- Qualquer alteração na camisa padrão não será aceita (exemplo: alterar comprimento, cortar mangas ou golas, etc.).

3.4- Não é permitido o uso de óculos escuros, gorros, chapéus ou toucas em sala de aula.

3.5- O aluno que vier para a escola com o uniforme incompleto será encaminhado à administração que verificará o motivo, registrará a ocorrência e entrará em contato com o responsável, podendo, inclusive, não ter autorização para participar das aulas.

4.1- O aluno deverá apresentar a documentação exigida dentro do prazo estipulado pela Secretaria, a fim de garantir sua matrícula na escola.

4.2- O aluno deverá entregar a seu responsável toda correspondência enviada pela escola e devolvê-la, devidamente assinada, quanto assim for solicitado (boletins, circulares, ocorrências etc.)

4.3- O aluno deverá ter comportamento respeitoso e atencioso com os professores, colegas e funcionários, participando, efetivamente, das aulas com atitudes de colaboração. Da mesma forma, o aluno deverá ser respeitado, considerado e valorizado em sua individualidade, sem comparações nem preferências por professores, funcionários e colegas.

4.4- A escola não tolerará discriminações provenientes de diferenças de credo religioso, sexo, raça, convicção política ou de qualquer outra natureza.

4.5- Nas dependências da escola e em suas imediações é terminantemente proibido o uso de álcool, cigarro ou qualquer substância psicoativa.

4.6- Não é permitida a prática de brincadeiras inconvenientes com ovos, farinha de trigo, café, etc em comemorações, na escola e em suas imediações, mesmo após o término das aulas. O aluno envolvido nesta situação estará sujeito à suspensão das aulas, com perda de todos os direitos escolares.

4.7- A escola não oferecerá qualquer tipo de medicamento ao aluno, visando prevenir problemas causados por uso indevido de substâncias químicas. Em caso de mal-estar, os pais serão contactados, para que providenciem o atendimento adequado.

4.8- Para que o ambiente da escola seja agradável e organizado, o aluno deverá contribuir para sua conservação e limpeza. Não é, portanto, permitido escrever nas paredes, no piso, nas cadeiras ou em qualquer móvel ou equipamento da escola, palavras, desenhos ou quaisquer sinais gráficos.

4.9- O aluno se responsabilizará por prejuízos que vier a causar á escola ou a terceiros, decorrentes de danos pessoais, morais ou materiais nas instalações e em equipamentos da escola ou em atividades educacionais fora dela.

4.10- A escola não se responsabilizará por valores em dinheiro, jóias, celulares ou outros pertences trazidos pelo aluno. Cabe a cada aluno identificar e cuidar de seus objetos.

4.11- O aluno não poderá utilizar durante as AULAS e PROVAS qualquer aparelho sonoro:(radio, pager, ipod, MP-3, player, etc) nem telefone celular, mesmo que seja para enviar ou receber mensagens NÃO sonoras. Caso o aluno não siga estas instruções, os aparelhos serão recolhidos e devolvidos somente aos pais ou responsáveis pelo aluno.
O aparelho deve permanecer no bolso ou na bolsa do aluno durante as aulas.
Em caso de descumprimento desta norma o professor em sala deve recolher o aparelho e encaminhá-lo para a direção para que esta possa tomar as providências cabíveis.
Durante as avaliações os celulares devem ser entregues ao aplicador desligado, para que sejam evitados problemas e constrangimentos.
Pedimos a atenção especial dos pais com relação a este item, já que as diversas tecnologias permitem aos alunos novas formas de comunicação.

4.12- O aluno deverá apresentar-se para as aulas com todo o material didático necessário as mesmas. A falta de material poderá impedir sua presença em sala e, nesse caso, ele deverá ser encaminhado à administração para registro da ocorrência.

4.13- A sala dos professores é um ambiente de trabalho e descanso dos mesmos, por esse motivo, o acesso do aluno a ela é restrito e deverá ser evitado.

4.14- As normas de funcionamento da escola permanecem em vigor em todas as atividades com participação de alunos (eventos, aulas de campo, visitas, etc…) dentro ou fora de suas instalações físicas.

O aluno que infringir as normas de funcionamento da escola ficará sujeito as seguintes sanções:

  • Advertência oral e ou escrita.
  • Suspensão, com perda de todos os direitos escolares.
  • Assinatura de termo de compromisso de mudança de atitudes, na presença do seu responsável.
  • Matrícula condicionada a comportamentos adequados, aplicados após avaliação do conselho de classe.
  • Transferência da escola.
  • Matrícula indeferida para o ano seguinte.

5.1- Todas as sanções aplicadas ao aluno serão registradas e comunicadas por escrito a seu responsável.

5.2- O aluno que for retirado da sala de aula pelo professor será suspenso, no mínimo, das aulas restantes do dia. Seus responsáveis serão comunicados imediatamente e deverão acompanhá-lo no retorno as aulas.

5.3- A reincidência de ocorrências disciplinares determinará maior rigor nas sanções aplicadas.

5.4- As suspensões aplicadas sempre serão compridas a partir do momento da ocorrência e no (s) dia (s) útil (eis) subseqüente (s) mesmo que afetem dias de avaliação da aprendizagem. Nestes casos não será concedida 2ª chamada, sob nenhuma hipótese.

5.5- É da competência da secretaria apreciar o comportamento do aluno, podendo encaminhar a adiminstração.

5.6- É do interesse da escola o comportamento do aluno, mesmo fora dela.

6.1- A Coordenação fornecerá ao aluno, com antecedência, os calendários das avaliações a cada unidade. Podendo o professor aplicar testes surpresas.

6.2- Durante o ano letivo, também poderão ser utilizados como instrumento de avaliação: tarefas, pesquisas, trabalhos seminários, observação do desempenho individual nas aulas, projetos de incentivo a leitura, projetos interdisciplinares, simulados, etc…

6.3- Não será permito o acesso do aluno a sala em dias de avaliação após o início da atividade. O aluno só poderá ausentar-se da sala após 80 minutos do início da avaliação.

6.4- O MATERIAL DIDÁTICO necessário à realização da avaliação é estritamente pessoal, NÃO PODENDO SER EMPRESTADO A NENHUM COLEGA.

6.5- Durante a realização da avaliação é vetado ao aluno o porte de celular, rádios, bips, pagers ou similares. A DESOBEDIÊNCIA A ESTA NORMA IMPLICARÁ NA ANULAÇÃO DA AVALIAÇÃO.

6.6- Qualquer tentativa de comunicação entre alunos durante a avaliação, de forma verbal ou não, implicará a anulação do instrumento de todos os envolvidos.

6.7- Em caso de falta a qualquer avaliação, o aluno terá o prazo de 72 horas após a sua realização para requerer, junto à secretaria, a 2ª chamada, efetuando o pagamento da taxa correspondente.

6.8- A realização da 2ª chamada (por qualquer motivo) implicará o pagamento da taxa correspondente.

6.9- A coordenação analisará cada pedido de 2ª chamada, podendo indeferir os casos cujas justificativas não forem consideradas válidas.