Mostra de ciências e criatividade sob olhar do professor Jandeson

Uma escola que busca a excelência prioriza uma educação de qualidade e a construção e o domínio do conhecimento formal e prévio. É dessa forma que vejo a postura do Colégio Kolping. Faço parte dessa equipe há quase dez anos e nesse período já participei de mais de dezesseis eventos específicos da área de Ciências da Natureza, intitulados Feira/Mostra de Ciências e Criatividade. Nesse intercurso, ocorrendo simultaneamente nas duas sedes de Ribeira do Pombal e Cipó, pude vivenciar momentos muito ímpares do ponto de vista cognitivo e humano. Em geral as Feiras ocorrem na reta final do ano letivo e abordam temáticas diferenciadas atrelando também um espaço de interação entre as turmas das três séries, com os calouros do primeiro ano, a responsabilidade da organização e gerenciamento do evento cabendo ao segundo ano e um tipo de despedida e consagração pelo amadurecimento da postura quanto alunos e pessoas conscientes, cidadãs e críticas no terceirão.

Esse ano inovamos mais uma vez e abraçamos a ideia da ex-aluna e agora professora Cidinha, trazendo para tema da mostra desse ano “PROFISSÕES DO FUTURO”. Dessa forma, vislumbramos em nossos alunos as possibilidades de uma maior interação nas Feiras de Ciências, de forma ativa e crítica, uma vez que muitas dessas ações estão voltadas a uma realidade do cotidiano deles. Como esse universo de construção do conhecimento é muito interativo, esperamos que os discentes possam construir de forma sólida e eficaz as bases para exercer sua cidadania, criticamente e ativamente, percebendo que eles também podem ajudar na construção de uma nova sociedade, mais justa e igualitária, dando a devida importância a essa magnífica ferramenta de mudança da realidade que é a educação.

A cada ano esse projeto se renova, cada Feira deixa sua marca, forjadas com o empenho e a dedicação dessa galerinha que se expõem sem medo de errar e que contempla em sua total magnitude o conceito de construir conhecimento na teoria e na prática. Sou grato por fazer parte dessa equipe e por ter o privilégio de compartilhar com meus alunos e colegas, ano após ano, a construção constante do conhecimento e essa ferramenta que pode mudar o mundo que se chama EDUCAÇÃO.

Você pode postar o primeiro comentário.

Deixar Comentário

Digite seu nome Por favor digite um e-mail válido Digite sua mensagem...